Uma pesquisa realizada pelo comparador de preços JáCotei mostra que os valores dos produtos estão subindo no período que antecede a Black Friday , que ocorrerá em 29 de novembro. Em média, os preços subiram 5,7% no último mês - os dados foram coletados entre os dias 29 de setembro e 29 de outubro.
O estudo analisou a variação de preço de 16 produtos, que são os mais buscados na plataforma. O produto campeão na variação de preços foi o micro-ondas, que subiu 11%, seguido da fralda, lavadora de roupas e impressora. A única categoria que registrou queda de preço durante o período foi a de notebooks , com redução de 0,4%.
Black Fraude
Conhecida como “ Black Fraude ” ou “ metade do dobro ”, essa estratégia feita por e-commerces se tornou comum durante a data. Aumentando o preço antes e dando descontos no dia da Black Friday , as empresas geram falsas promoções para atrair os consumidores. O lado bom é que quem compra já está com os olhos mais abertos em relação a isso.
Você viu?
Leia também: Conheça 6 golpes que podem te fazer perder dinheiro e saiba como evitá-los
De acordo com Antônio Coelho, CEO do JáCotei, a Black Friday é a época do ano que a plataforma de comparação de preços tem mais acessos. “Isso mostra que os consumidores estão atrás de ferramentas que comprovem que ele está comprando o produto com o desconto real”, afirma.
Como garantir o menor preço na Black Friday
O fato de os consumidores estarem de olho nos preços antes da Black Friday é uma boa garantia de adquirir descontos realmente bons na data. Para analisar as promoções, uma dica interessante é estar sempre de olho no histórico dos preços dos produtos.
Leia também: Xô, Black Fraude: extensões do Google Chrome vão te mostrar o menor preço
Para isso, algumas plataformas geram gráficos fáceis de visualizar, dando para entender se os preços realmente caíram ou se é uma estratégia de vendas. Além do JáCotei , sites como Zoom e Buscapé fornecem esse serviço. Outra boa dica é instalar extensões no seu navegador , que indicarão as melhores promoções .
Durante a Black Friday , também é importante estar atento a onde se compra. Para isso, é importante analisar a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui e Portal do Consumidor .