Tamanho do texto

Aparelho estará a venda a partir desta terça-feira (12) nos principais varejistas do Brasil, seja online ou em lojas físicas; conheça a novidade

Google Nest Mini arrow-options
Divulgação
Google Nest Mini chegou ao Brasil e foi lançado nesta segunda-feira, por R$ 349

O Google anunciou nesta segunda-feira (11), em São Paulo, a chegada ao Brasil do Nest Mini, caixa de som inteligente com o Google Assistente integrado. O aparelho estará a venda por R$ 349 a partir desta terça (12), nos principais varejistas do País, seja online ou em lojas físicas.

Leia também: Amazon Alexa chega ao Brasil junto com dispositivos Echo; confira os preços

O Google Nest Mini foi lançado no "Made by Google", evento da empresa em Nova Iorque, no último dia 15 de outubro, e chega ao Brasil pouco menos de um mês depois, o que é atribuído pela companhia ao potencial de crescimento do setor de caixas de som inteligentes no mercado nacional.

Segundo o Google , a expectativa é que o faturamento global de produtos de Casa Conectada passe de 7,9 bilhões de dólares em 2018 para 31,7 bilhões de dólares cinco anos após, em 2023.

O nome Google Nest Mini vem da união da área de Casa Conectada do Google com a Nest, empresa de automação residencial que foi adquirida pelo Google. Compacto, com menos de 10 cm de diâmetro e 200 gramas de peso, o Nest Mini tem como grande novidade trazer para dentro da casa dos brasileiros todos os benefícios do Google Assistente , que já está disponível em português nos smartphones desde 2017.

As cores disponíveis no Brasil são carvão (cinza escuro) e giz (cinza claro), e há ainda a possibilidade de pendurar o dispositivo na parede, com um suporte que é apresentado como forma de ajudar a otimizar o espaço de mesas e prateleiras em casa. Outra novidade é a presença de luzes de LED na extremidade, que se acendem quando a mão do usuário se aproxima do dispositivo.

Funcionalidades e diferenciais do Google Nest Mini

google nest mini quarto arrow-options
Divulgação
Google listou uma série de comandos possíveis para o Nest Mini, como pedir um alarme em determinado horário

Para ativar os comandos, o usuário deve dizer " Ok, Google " e então solicitar o que deseja, como, por exemplo, ler as notícias, tocar uma música ou até ligar uma cafeteira. Essa última e outras funcionalidades do dispositivo, porém, dependem de tomadas inteligentes, que já são vendidas separadamente no varejo brasileiro.

O Google permite, inclusive, que o usuário escolha suas preferências e torne-as padrão. Ao solicitar uma música, é possível que o comando "Ok, Google, tocar uma música", ative automaticamente o Spotify ou algum outro aplicativo de música, como o próprio Google Play Música.

É possível ativar as rotinas criadas no Google Assistente e integrá-las à casa conectada. Ao acordar, basta dizer "Ok, Google, o que tem na minha agenda para hoje" que os lembretes são apresentados pelo dispositivo, que pode ainda trazer informações essenciais, como relacionadas ao clima, por exemplo.

Algumas parcerias ainda estão sendo negociadas, mas a expectativa é que novas funcionalidades, como poder pedir iFood pelo comando de voz, sejam incorporadas ao Nest Mini. Já é possível, por exemplo, comprar na Magazine Luiza e ter conversas diretas com centenas de parceiros, como o Banco do Brasil e a Galinha Pintadinha, pelo dispositivo.

O Google destaca comandos que podem ser usados em casa, seja na sala, na cozinha ou no quarto. Veja alguns:

Na sala

  • Ok Google, vai chover hoje?
  • Ok Google, acender lâmpada da sala
  • Ok Google, quanto tempo até o trabalho?
  • Ok Google, horários do filme Malévola
  • Ok Google, quando é o próximo jogo do Corinthians
  • Ok Google, desligar TV da sala

Na cozinha

  • Ok Google, ligar cafeteira
  • Ok Google, coloque açúcar na minha lista de compras
  • Ok Google, o que é chimichurri?
  • Ok Google, timer de 30 minutos para o frango no forno
  • Ok Google, quantas calorias tem uma maçã?
  • Ok Google, receita de Capuccino

No quarto

  • Ok Google, me acorde amanhã às 7 horas da manhã
  • Ok Google, ouvir boas notícias
  • Ok Google, mandar e-mail para Juliana
  • Ok Google, ligue para a sala de estar

Segundo a empresa, a missão é criar uma casa mais útil a partir de dispositivos e serviços que cuidem e ajudem as pessoas, mas também sigam sempre os Princípios de Privacidade e Segurança. O microfone pode ser completamente desligado a partir do interruptor na lateral do aparelho na posição "off", o que poderá ser notado com a cor das luzes de LED passando para laranja, indicando que está desligado.

Leia também: Alexa se torna 'testemunha' importante em caso de morte nos EUA

A necessidade de sempre usar o "Ok, Google" antes de fazer um comando é explicada justamente pela privacidade. Já há testes para conversações continuadas, em que o usuário não precisaria repetir, por dado período de tempo, o "Ok, Google", para que seja atendido. Por enquanto, cada demanda requer o uso do comando.

Para configurar e controlar o Nest Mini, é preciso ter instalado o aplicativo Google Home , que já está disponível para Android e iOS.