Ofertas falsas de emprego chegam através do WhatsApp
shutterstock
Ofertas falsas de emprego chegam através do WhatsApp


Os golpes online com ofertas falsas de emprego cresceram 174% entre janeiro e outubro deste ano, quando em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação, divulgada pelo dfndr lab , laboratório especializado em segurança digital da PSafe , revela, ainda, que o WhatsApp e as redes sociais foram os principais meios de disseminação desse tipo de conteúdo falso e malicioso. 

Nesse tipo de golpe, os criminosos divulgam ofertas falsas de emprego, muito parecidas com as oficiais, geralmente com pequenas alterações na URL do site. Quando acessa o link, a vítima é convidada a preencher diversos campos, fornecendo aos criminosos seus dados pessoais

Leia também: Criminosos clonam WhatsApp com facilidade; saiba como evitar

Além disso, o golpe ainda pede que os usuários coloquem as credenciais de acesso às suas redes sociais . Com o acesso às redes sociais das vítimas, os criminosos podem se passar por elas, disseminando ainda mais o link malicioso . Até agora, o dfndr lab já detectou mais de 2,3 milhões de ataques. 

Para Emilio Simoni, diretor do laboratório, a expectativa é que esse tipo de golpe cresça ainda mais no final do ano , quando as ofertas de empregos temporários são mais recorrentes. Por isso, é muito importante ficar de olho nas dicas para não cair nesse tipo de furada. 

Leia também: Conheça 6 golpes que podem te fazer perder dinheiro e saiba como evitá-los

Como não cair no golpe do emprego falso

  • Evite compartilhar links que você não tem certeza da procedência nas redes sociais ou no WhatsApp;
  • Sempre cheque se os links que você recebe são verdadeiros (conferindo cada letra e símbolo da URL). Na dúvida, vá direto ao site da empresa a qual a vaga se refere ao invés de clicar no link recebido;
  • Redobre a atenção quando a oferta for boa demais, pois a chance de ser um golpe é ainda maior;
  • Utilize plataformas que informam se um link é malicioso ou não, como a ferramenta do próprio dfndr lab .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!