Veja quais tecnologias devem bombar na próxima década
Unsplash/Uriel Soberanes
Veja quais tecnologias devem bombar na próxima década


A tecnologia sempre esteve em constante evolução mas, na última década, isso se deu de forma mais acelerada, o que deve se acentuar ainda mais na próxima década. Já se especula quais serão as maiores tecnologias da próxima década mas, antes de as listarmos, vamos a um balanço da década atual. 

Antes de 2010 começar, se esperava que os próximos dez anos seriam regados a TVs e impressoras 3D . Essas tendências não foram muito cumpridas, já que o hype das TVs 3D passou e as pessoas perceberam que imprimir objetos não era assim tão simples. 

Mas outras promessas para a década de 2010 foram cumpridas, como a forte expansão da computação e armazenamento em nuvem , a vasta distribuição das redes de telefonia móvel e a realidade aumentada e virtual

Leia também: Luvas inteligentes permitem sentir objetos virtuais; conheça a criação da Apple

Quais são as previsões tecnológicas para a próxima década ? Os carros voadores dos filmes de ficção científica não devem ser realidade nesse curto período de tempo, mas outras expectativas já podem ser criadas. 

5G e muito mais

Que o 5G deve chegar em breve, isso todo mundo já sabe. Em alguns países, a tecnologia já é realidade e, aqui no Brasil, apesar de o leilão do 5G estar cada dia mais atrasado, sabemos que a nova rede não deve tardar muito a chegar. A expectativa também é de uma aceleração no lançamento das próximas tecnologias relacionadas à conexão de internet , o que significa que ao fim da década já devemos ter ultrapassado mais alguns Gs, atingindo altas velocidades de conexão. 

Leia também: 5G só deve chegar em 2021 no Brasil; entenda influência norte-americana

Telas dobráveis para todo lado

As telas dobráveis definitivamente são uma tendência para a década que se inicia em alguns dias. Não só apenas em celulares, as telas dobráveis devem começar a aparecer em outras superfícies, como relógios e mesas. 

Casa conectada

As casas conectadas receberam muitas novidades nos últimos anos, mas o esperado é que a próxima década seja o momento para que a  internet das coisas se dissemine em mais lares. Nos anos 2020, o esperado é que as mudanças girem em torno de protocolos e onipresença, com uma maior comunicação entre os objetos. 

Você viu?

Leia também: Ter uma casa conectada e inteligente é mais fácil do que se imagina

Regulamentação

Com o avanço das tecnologias , sobretudo da int eligência artificial , a segurança dos dados pessoais tem sido colocada em xeque. Com algumas regulamentações sendo desenvolvidas, como é o caso da LGPD no Brasil, o esperado é que na próxima década assuntos relacionados à tecnologia sejam mais abordados por governos e legisladores, dominando o debate público. 

Carros autônomos

Se ainda não é hora dos carros voadores, pelo menos os carros autônomos devem se desenvolver bastante na próxima década. Espera-se que a tecnologia evolua e se dissemine nesse sentido, assim como a tendência é de que haja cada vez mais carros elétricos.

Redes sociais

As redes sociais não devem acabar tão cedo e, por isso, na próxima década, ainda veremos muitas novas mídias aparecendo, enquanto outras somem. A tendência é de que a disputa gire em torno da capacidade de cada rede de gerar conexões mais reais e menos ilusórias. 

Leia também: TikTok: como entrar e o que fazer na rede social do momento

Adeus, fios

Atualmente, já usamos cada vez menos fios, fazendo a conexão dos aparelhos via Wi-Fi ou Bluetooth . Na próxima década, podemos esperar ainda menos cabos, já que até os fios de energia podem desaparecer com o avanço tecnológico. 

Mais robôs

Cada vez mais, os robôs devem ganham espaço nos cotidianos das pessoas. Se não da forma imaginada há anos atrás, com humanóides andando por aí, pelo menos a automação deve aumentar, e a inteligência artificial estará espalhada por todos os cantos. 

Computação quântica

A década de 2010 trouxe muitos avanços na computação quântica , com descobertas inéditas feitas por empresas como Google e IBM . Na próxima década, é possível que essas inovações sejam utilizadas em projetos mais concretos, trazendo mais novidades ainda neste setor. 

Leia também: Google atinge supremacia quântica, mas o que isso significa? Entenda em 4 passos

Blockchain

Se as criptomoedas dominaram os anos 2010, a tecnologia por trás delas deve dar o que falar nos anos 2020. Na próxima década, a tendência é que vejamos muitos processos sendo substituídos pela tecnologia Blockchain , facilitando as burocracias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!