WhatsApp estaria compartilhando dados de usuários com o Facebook
shutterstock
WhatsApp estaria compartilhando dados de usuários com o Facebook


O Facebook foi notificado nesta terça-feira (17) pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública ( Senacon /MJSP) a prestar esclarecimentos sobre o compartilhamento de dados de usuários . Investigações apontam que depois que o WhatsApp foi integrado ao Facebook, o mensageiro passou a compartilhar informações dos usuários com a rede social.

A empresa tem dez dias para responder à notificação, e deve esclarecer se o compartilhamento de dados realmente acontece, quais informações são passadas e se os consumidores têm conhecimento e consentimento desta ação.

Leia também: Mais uma vez, fundador do WhatsApp pede que as pessoas deletem o Facebook

Você viu?

Caso o Facebook não responda aos questionamentos da Senacon no prazo estabelecido ou caso realmente haja indícios de violação dos direitos dos consumidores, o órgão pode processar a empresa, acarretando em multa.

Por enquanto, o Facebook afirma que "ainda não foi formalmente notificado, mas está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários".

Mais processos

Essa não é a primeira vez que a Senacon notifica o Facebook . Em agosto deste ano, o governo brasileiro pediu esclarecimentos à empresa sobre a transcrição de áudios de usuários em serviços como o Messenger

Leia também: Facebook utilizou dados de usuários como moeda de troca, revelam documentos

E as investigações ao Facebook não se limitam apenas ao Brasil. A União Europeia já multou a empresa em 2017 justamente por essa relação entre Facebook e WhatsApp . Nos Estados Unidos, assim como na UE, a empresa de Mark Zuckerberg também é alvo de investigações a respeito do vazamento de dados envolvendo a Cambridge Analytica .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!