Uma tecnologia utilizada no Xbox foi liberada pela Microsoft para ajudar a detectar adultos que utilizam as redes para praticar crimes relacionados à pedofilia. A ferramenta será disponibilizada gratuitamente pela Thorn, organização sem fins lucrativos dedicada ao combate ao abuso sexual de crianças .
Batizado como Projeto Artemis, a tecnologia avalia conversas online por texto e dá um índice de probabilidade, traçando o perfil dos potenciais predadores sexuais. O teor da conversa é analisado e recebe um nível de possibilidade de que aquela troca de mensagens pode ter o envolvimento de um pedófilo .
Com o índice à disposição, um moderador humano poderá ser acionado para repassar as informações coletadas para autoridades ou organizações de proteção a crianças.
Leia também: Vale a pena monitorar o celular dos filhos? Entenda os apps de controle parental
O Projeto
Iniciado em 2018, o Projeto Artemis foi desenvolvido pela Microsoft em parceria com The Meet Grup, Roblox, Kik e Thorn. O processo contou com a participação de Hany Farid, pesquisador que trabalhou na criação da PhotoDNA, ferramenta gratuita que ajuda a detectar e denunciar fotos de abuso infantil.