Você já ouviu falar em m-commerce ? Se você já pesquisou sobre um produto pelo celular ou, simplesmente, instalou algum aplicativo de entrega de comida ou transporte, este tipo de comércio eletrônico já faz parte da sua vida. M-commerce nada mais é do que o nome diminuído de mobile-commerce - ou seja, comércio realizado através de dispositivos móveis .
E esse tipo de compra só tem crescido. De 2015 a 2019, o número de usuários de internet
que compram produtos via smartphone
mais do que dobrou, passando de 41% para 85%, segundo a pesquisa “Comércio móvel no Brasil”, realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box.
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O estudo mostra ainda que a maioria paga com cartão de crédito e que, para o cliente, o importante é poder retirar o bem em uma loja física (52%), ter recomendação personalizada (39%), navegação gratuita (38%) e pagamento simplificado (37%).
O m-commerce
evolui rapidamente. A Samsung
anunciou no ano passado o fim dos atuais aparelhos para daqui a quatro anos. Em contrapartida, cresce o uso de smartphones com pagamento por aproximação do celular
(ou mesmo do relógio de pulso) a uma máquina de cartão. Do total de entrevistados, 17% disseram que já fizeram pagamentos dessa forma.
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Apesar do crescimento no Brasil, a logística e a usabilidade ainda são desafios para as empresas, assim como o conteúdo para transformar o seguidor em cliente.
"Ninguém acorda com vontade de comprar na rede social . O objetivo inicial do usuário é entreter-se, divertir-se. E não basta só a informação: estamos na era de transformar, de apresentar conteúdos que mudem a vida da pessoa", avalia a especialista e consultora de empreendedorismo digital Paula Tebett.