Google arrow-options
Unsplash
Confira as dicas do Google para manter seu negócio funcionando durante a quarentena


Diante da pandemia do novo coronavírus , muitas empresas tiveram que fechar as portas por um tempo. E isso causa dificuldades aos empresários, sobretudo aos donos de pequenos e médios negócios

Por isso, o Google elencou diversas dicas para que essas empresas consigam se manter digitalmente . As orientações vão além do trabalho remoto, incluindo formas de comunicar os clientes sobre os horários especiais e gerar mudanças na publicidade. 

Leia também: Home office: saiba como proteger seu computador trabalhando de casa

1. Comunique os novos horários

Através do perfil comercial no Google , que exibe as informações do negócio em um cartão na busca, é possível modificar o horário de atendimento durante o período de isolamento social . Assim, os clientes ficam sabendo se a empresa está, ou não, aberta, além de conhecer possíveis horários especiais. 

2. Informe sobre as novidades

Outra dica dada pela gigante de tecnologia é realizar postagens para mostrar ofertas especiais ou atualizações sobre o estoque de produtos. As publicações também podem ser feitas através do perfil comercial , e ajudam na interação com os clientes. 

Leia também: Descomplica! 10 ferramentas do Gmail para deixar seu trabalho mais produtivo

3. Defina uma resposta automática

Se as atividades da empresa estiverem paralisadas por completo, é importante definir uma resposta automática para os e-mails que chegarem. Uma dica interessante é incluir, nessas respostas, informações relativas a perguntas frequentes, se antecipando aos possíveis questionamentos dos clientes. 

4. Use ferramentas de trabalho remoto

Dependendo do setor em que seu pequeno negócio está inserido, é possível trabalhar remotamente. Para isso, o Google oferece diversas ferramentas. Os grupos de e-mail e os chats do Hangouts podem ajudar em uma comunicação mais rápida, enquanto o Hangout Meets pode ser a solução para uma videoconferência mais importante. Certifique-se de que seus funcionários estejam treinados para utilizarem as ferramentas digitais. 

Leia também: Aqui é trabalho: 6 extensões do Google Chrome para se organizar e ter mais foco

5. Mude a estratégia de publicidade online

Para quem usa anúncios no Google , a dica da empresa é mudar a estratégia no momento de crise. O primeiro passo é editar os anúncios informando quais serviços estão funcionando - como entrega a domicílio, por exemplo. 

Caso seu negócio esteja totalmente parado ou muito impactado pela diminuição da oferta e aumento da demanda, a dica do Google é pausar as campanhas durante este período.

    Veja Também

      Mostrar mais