A Xiaomi lançou mais uma versão do Mi 10 na China nesta segunda-feira (27). Além do novo smartphone, a marca anunciou também a nova versão da sua interface baseada no Android, a MIUI 12 .
O Mi 10 Lite Zoom Edition
(que os rumores apontavam como Mi 10 Youth) é o primeiro celular da Xiaomi com uma câmera periscópio. A lente consegue alcançar um zoom óptico de 5x e zoom digital de 50x.
Leia também: Xiaomi Mi 10: quando o smartphone do momento chegará ao Brasil?
O modelo é focado no público mais jovem e versátil e, mesmo com a câmera periscópio, conseguiu ficar ainda mais fino que o Mi 10 padrão. Ele é lançado em cores mais vivas, como laranja, verde menta, azul e rosa.
Você viu?
Outras características interessantes do Mi 10 Lite Zoom Edition é a presença do 5G e de uma bateria de 4.160 mAh, que promete durar o dia todo. O celular é uma versão do Mi 10 Lite já apresentado na Europa e, por isso, traz características semelhantes.
As câmeras do novo Mi 10
O principal diferencial desse celular é a câmera periscópio , responsável pelo zoom óptico. A tecnologia é uma mudança no hardware que permite que câmeras de celulares não fiquem acopladas diretamente na lente, mas dentro do dispositivo. Com prismas para refletir a imagem dentro de uma espécie de tubo, a câmera consegue se movimentar dentro do celular, realizando a aproximação sem precisar saltar para fora do smartphone.
Leia também: Xiaomi desenvolve celular dobrável no estilo flip, dizem rumores
O conjunto de câmeras do Mi 10 Lite Zoom Edition é formado por quatro lentes, sendo a principal de 48 MP. As demais são uma lente ultra-wide de 8MP, o sensor periscópio também de 8 MP e uma lente macro de 2 MP. O smartphone foi lançado na china por RMB 2099, cerca de R$1.660 em conversão direta.
MIUI 12
Outro lançamento da Xiaomi foi a MIUI 12 , nova versão de sua interface que já está presente no Mi 10 Lite Zoom Edition . Um dos principais destaques de inovação do software é um maior cuidado com a privacidade de dados. A interface agora traz três opções de segurança, que podem ser usadas pelos usuários em diferentes situações, protegendo desde documentos até informações confidenciais em aplicativos.
Além disso, a Xiaomi inovou também em facilidades para o uso do cotidiano, como uma nova central que gerencia o modo escuro por todo o dispositivo. A versão chegará a 40 modelos da marca, o que deve acontecer gradualmente até junho.