WhatsApp e Telegram viraram motivo de briga entre internautas
shutterstock
WhatsApp e Telegram viraram motivo de briga entre internautas


O Telegram ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter nesta quinta-feira (28), e muitos usuários estão publicando sobre as vantagens do aplicativo de mensagens. Do outro lado, estão os internautas fãs do WhatsApp , que defendem o famoso aplicativo.

A verdade é que a principal função de ambas as opções é a mesma: permitir que pessoas troquem mensagens de forma gratuita. Quem defende o WhatsApp costuma dizer que a opção é melhor por ser mais difundida, sendo fácil encontrar todos os contato em um só app . Já quem prefere o Telegram usa o argumento de que os recursos presentes na aplicação são mais completos que os do concorrente. Separamos alguns aspectos que diferenciam os dois mensageiros.

Meus amigos estão lá - ponto para o WhatsApp

Enquanto o WhatsApp já registra mais de 1,5 bilhão de usuários, o Telegram está na casa dos 400 milhões. Uma pesquisa do Opinion Box revelou que o 99% dos celulares brasileiros tem o WhatsApp instalado, enquanto apenas 27% possui acesso ao Telegram. 

Leia também: Barril de Heineken de graça? Mensagem que circula no WhatsApp é golpe

Então o argumento utilizado pelos defensores do WhatsApp não deixa de ser verdade. A chance de um contato seu ter o aplicativo instalado é maior do que a dele ter o concorrente, e isso facilita a comunicação. 

Não precisa de número - ponto para o Telegram

No Telegram, não é preciso saber o número de alguém para adicioná-lo aos seus contatos . É possível fazer isso através do nome de usuário, por exemplo. O recurso, que não está presente no WhatsApp, torna o processo mais simples.

Canais, chats secretos e recursos especiais - ponto para o Telegram

 Um dos principais argumentos dos defensores do Telegram é que ele tem muito mais recursos que o WhatsApp. E isso é verdade. No aplicativo , é possível criar canais, por exemplo. Diferentemente dos grupos, eles são usados para transmitir mensagens para grandes grupos, e têm número ilimitado de participantes.

Os chats secretos são outro atrativo. Neles, é possível programar um tempo para que as mensagens se auto-destruam depois que o destinatário as ler, aumentando a privacidade

Você viu?

Leia também: Clonagem do WhatsApp: Facebook paga R$16 mil a usuário que caiu no golpe

Além disso, o Telegram possui outros recursos especiais, como a possibilidade de tocar músicas dentro do aplicativo. Também é possível editar mensagens já enviadas, facilitando na correção de erros de digitação, por exemplo.

Chamada de vídeo - ponto para o WhatsApp

Um recurso bastante utilizado no WhatsApp são as chamadas de vídeo . Recentemente, o aplicativo  aumentou sua capacidade e permite ligações para até oito usuários ao mesmo tempo. 

Em tempos de isolamento social , a ferramenta é muito importante e amplamente utilizada. E, por enquanto, nenhum recurso similar está disponível no Telegram , que só permite chamadas de voz.

Segurança garantida - ponto para os dois

Tanto WhatsApp quanto Telegram são conhecidos por serem plataformas seguras de troca de mensagens. A diferença, porém, estão no tipo de criptografia utilizada.

Leia também: Telegram x Whatsapp: como funciona a privacidade desses aplicativos?

O WhatsApp utiliza a famosa criptografia de ponta a ponta, o que significa que a mensagem só pode ser lida por remetente e destinatário e que, durante toda a "viagem" entre uma ponta e outra, ela está completamente criptografada

Já no Telegram , há uma "parada" no meio do caminho. As mensagens passam por um servidor do aplicativo , e há criptografia entre ponta e servidor. Mas isso significa que, nesse meio do caminho, elas podem ser decodificadas. 

O aplicativo oferece, porém, a segurança máxima para os usuários que se interessarem nela, já que mensagens enviadas nos chats secretos não possuem contato com o servidor e apresentam criptografia de ponta a ponta .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!