Milhares de números de celular associados ao WhatsApp podem ser encontrados em uma busca simples no Google . A descoberta foi feita pelo pesquisador de segurança Athul Jayaram, que encontrou mais de 263 mil números indexados pelo Google no Brasil.
Leia também:
Golpistas se passam por Datafolha para clonar WhatsApp de vítimas
Julgamento de bloqueio do WhatsApp é adiado no STF; veja o que já foi discutido
Você viu?
WhatsApp x Telegram: qual aplicativo de mensagem é o melhor?
O motivo pelo qual isso acontece é, na verdade, simples. O WhatsApp permite que usuários criem um link para abrir um chat, facilitando o envio de mensagens. Esse link fica sob o domínio "wa.me", e mostra o número de celular associado à conta no mensageiro.
Os links sob esse domínio não possuem um aviso em seus códigos-fonte impedindo a indexação por sites de busca como Google , Bing e DuckDuck Go. Em alguns casos, os sites mostram, além do número de telefone, as fotos de usuários do WhatsApp.
De acordo com o Tecnoblog, o WhatsApp inseriu, nesta segunda-feira (08), a tag "noindex" ao código-fonte dos sites com domínio "wa.me". Isso indica que, nos próximos dias, os números do WhatsApp não devem mais aparecer em resultados dos buscadores.
Mesmo tendo tomado a medida, o WhatsApp minimizou a situação. Ao Fisrtpost, a empresa disse que quem opta por criar um link para o seu número também opta por torná-lo público.