Olhar Digital

O comportamento do TikTok foi considerado suspeito por usuários por supostamente fazer coleta de dados imprópria
shutterstock
O comportamento do TikTok foi considerado suspeito por usuários por supostamente fazer coleta de dados imprópria



Você pode nem lembrar disso, mas quando você copia algum texto no seu celular, ele é registrado na área de transferência do seu smartphone. No iOS, essa área pode ser acessada por qualquer app, e alguns deles abusam dessa permissão para coletar informação sobre o usuário. Com o iOS 14, o TikTok , o app que tem disparado em popularidade , acabou registrando comportamento considerado suspeito pelos usuários.


Com o iOS 14 , o sistema revela quando aplicativos acessam a área de transferência, e os desenvolvedores que começaram a testar o sistema perceberam um comportamento preocupante. Como relata um usuário no Twitter, a cada tecla pressionada no app, o TikTok puxa os dados do que foi copiado anteriormente.

Você viu?


Quando questionado sobre o assunto pelo site The Telegraph , o TikTok se defendeu afirmando que os alertas eram ligados a um recurso “anti-spam”, com objetivo de detectar comportamento repetitivo e irregular na rede social .

A empresa lançou uma atualização do aplicativo para iOS depois do alerta desabilitando o recurso após as queixas “para eliminar qualquer confusão em potencial”. Não se sabe até o momento se o app exibe esse comportamento no Android e se o sistema também receberá um update do tipo. 

A proteção da área de transferência é importante porque muitas vezes lá estão contidas informações delicadas. Pessoas podem copiar informações como números de cartão de crédito ou outros dados profundamente pessoais, então o acesso irrestrito ao recurso pode acarretar problemas de segurança e privacidade.

O TikTok, inclusive, já foi alertado sobre esse comportamento previamente. Em março, pesquisadores perceberam esse tipo de atividade em uma série de aplicativos populares, inclusive alguns que sequer dependem da inserção de texto e não teriam motivo para acessar regularmente a área de transferência.

O TikTok havia se comprometido a interromper a prática em algumas semanas, mas ao que tudo indica não cumpriu a promessa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!