Google
Unsplash/Cristina Zaragoza
Selfies com filtros podem mexer com a autoestima dos usuários

Google anunciou que desativou por padrão o recurso de embelezamento de selfies nos seus novos celulares  Pixel 4A, Pixel 4A 5G e o Pixel 5. Agora, se os usuários quiserem utilizar o filtro, terão que ativá-lo manualmente.

Os filtros são responsáveis por eliminar "imperfeições" nos rostos dos usuários, como rugas e espinhas. De acordo com a companhia, o motivo da desativação do recurso é que isso pode causar impactos negativos no bem-estar das pessoas. 

"Procuramos entender melhor o efeito que as selfies com filtros podem ter no bem-estar das pessoas - especialmente quando os filtros estão ativados por padrão. Conduzimos vários estudos e conversamos com e especialistas em saúde mental e infantil de todo o mundo e descobrimos que, quando você não sabe que uma câmera ou aplicativo de fotos aplicou um filtro, as fotos podem ter um impacto negativo no bem-estar mental. Esses filtros podem definir discretamente um padrão de beleza com o qual algumas pessoas se comparam", disse Vinit Modi, gerente de produtos do Google.

Além de desativar os filtros por padrão, o Google ainda decidiu não usar mais nomes relacionados à beleza, como embelezamento. Agora, recurso passa a ser chamado de "retoque facial".

Por enquanto, só os novos Pixel tiveram o filtro desativado. O Google , porém, encoraja outras fabricantes que usam o Android a fazerem o mesmo.

    Veja Também

      Mostrar mais