Todos os cliques e interações que fazemos nas redes sociais
são guardados para definir quais conteúdos e anúncios recebemos. Mas nem todas essas informações são essenciais para o funcionamento das plataformas. Por isso, muitas podem ser controladas.
Uma das redes sociais que permite o controle de alguns dados
é o Twitter
. Através da plataforma, dá para diminuir as informações que são compartilhadas com terceiros, além de personalizar anúncios. No sábado, o iG ensinou a fazer o mesmo no Facebook
. Confira abaixo os principais comandos no Twitter.
Como encontrar as configurações de dados
O primeiro passo para controlar seus dados no Twitter
é acessar a página " Configurações de Personalização e dados
". No computador, é só clicar neste link
.
Já no aplicativo para Android ou iOS , o caminho é o seguinte:
- Clique no ícone da foto do seu perfil, no canto superior esquerdo;
- Selecione "configurações e privacidade";
- Vá em "privacidade e segurança";
- Clique em "personalização e dados".
Personalização de anúncios
Tanto no celular quanto no computador, a primeira ferramenta mostrada na página é a de personalização. Nela, é possível escolher quais dados seus serão usados para definir os anúncios que o Twitter te mostra.
Você viu?
É possível definir se a rede social pode usar as seguintes informações para escolher as propagandas que envia para você:
- Sua atividade dentro e fora do Twitter, com a ajuda de sites e aplicativos parceiros da rede social;
- Sua identidade, ou seja, as informações do dispositivo e navegador que utilizou para acessar o Twitter;
- Sua localização atual e anterior.
Cada uma dessas opções pode ser ativada ou desativada de acordo com a vontade do usuário.
Coleta e uso de dados
A segunda ferramenta presente na página é relacionada ao uso dos seus dados pessoais pelo Twitter . Em "permitir o uso de onde você vê conteúdo do Twitter na Web", o usuário pode escolher se a rede social pode, ou não, rastrear as visitas a outros sites.
Já em "permitir o compartilhamento de informações adicionais com parceiros de negócios", o usuário decide se o Twitter pode compartilhar seus dados com outras empresas parceiras da rede social.
No topo da página, em "personalização e dados" é possível ativar ou desativar todas as configurações
de uma vez.