A partir de 2022, a Lua
vai ganhar conexão 4G
. Nesta segunda-feira (19), a finlandesa Nokia
anunciou que foi a escolhida pela agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa
, para construir a primeira rede de celular no satélite natural.
Segundo comunicado da própria Nokia, como informa a Reuters, esse será o primeiro sistema de comunicação banda larga sem fio no espaço. A ideia é que ele seja construído no final de 2022, preparando a Lua para a volta de humanos, o que a Nasa
planeja para 2024, por meio do programa Artemis.
A rede vai ser projetada para aguentar as condições de lançamento e pouso lunar e, quando chegar ao satélite natural, irá se configurar sozinha. O equipamento vai chegar à Lua através de um módulo lunar, que será fruto de uma parceria com a empresa norte-americana de naves espaciais Intuitive Machines.
Tudo será compactado a fim de ser enviar para o satélite natural obedecendo as restrições de tamanho, peso e energia das cargas espaciais.
Você viu?
A ideia é que o 4G da Lua permita que astronautas se comuniquem por voz e vídeo, além de permitir a implantação e controle remoto de veículos e dispositivos robóticos que ficam por lá.
De acordo com a Nokia , a opção pelo 4G se deu porque a rede é mais conhecida e tem confiabilidade comprovada. O objetivo, porém, é que haja uma evolução para o 5G em breve.