A Black Friday
chegou e muita gente está procurando produtos com preços mais acessíveis. Mas uma legião de robôs
pode atrapalhar a busca dos reles mortais. De acordo com uma reportagem da BBC, algoritmos
são construídos para realizar procuras rápidas por descontos e até concluir compras antes que qualquer pessoa tenha a chance de agir.
Esse tipo de tecnologia
não é novidade, mas estão cada vez mais comuns. Os algoritmos vasculham a internet e compram estoques de produtos quando encontram um preço bom, a fim de realizar a revenda depois.
Além de períodos promocionais, como é o caso da Black Friday , os robôs também agem comumente em grandes lançamentos exclusivos - como é o recente caso do PlayStation 5 do Xbox Series X . Isso explica, por exemplo, porque os consoles esgotaram tão rápido e, agora, já podem ser encontrados no mercado cinza com o preço mais alto .
Em entrevista à BBC, Thomas Platt, da empresa de gerenciamento de robôs Netacea, disse que esses robôs compram estoques de diversos tipos de produtos, desde brinquedos a coleções de filmes. Se tiver um nicho de mercado ou um lançamento de alto padrão, lá estão eles.
Em períodos promocionais, como é o caso da Black Friday , esses algoritmos costumam estar de olho, vasculhando toda a internet. Por isso, se surgir uma promoção muito boa, é bastante provável que a legião de robôs chegue mais rápido ao carrinho de compras do que qualquer ser humano.