Roblox tem feito bastante sucesso durante o período de isolamento social
Reprodução
Roblox tem feito bastante sucesso durante o período de isolamento social

Um dos grandes fenômenos do mundo do games durante o período de isolamento social tem sido Roblox , uma plataforma online de jogos que oferece ao público a possibilidade de jogar ou criar seus próprios games.

Durante a pandemia de Covid-19 , o Roblox atingiu 164 milhões de usuários ativos por mês, número surpreendente quando se olha para trás: a plataforma, lançada em 2006, tinha pouco mais de 100 usuários.

Os jogos fazem sucesso, sobretudo, entre crianças e adolescentes, mas o número de usuários com mais de 17 anos tem crescido bastante nos últimos tempos. Em entrevista ao G1, o diretor de negócios da empresa, Craig Donato, disse que a possibilidade de recriar ambientes que deixaram de ser frequentados durante a pandemia é uma das explicações para o crescimento de Roblox.

"Temos visto pessoas recriando ambientes físicos que não podem visitar por causa da Covid-19 no metaverso (o universo dentro dos servidores da plataforma) de 'Roblox', formaturas virtuais e muitos encontros e festas de aniversário nos últimos meses. E, na verdade, nosso público que mais cresce no momento tem mais de 17 anos".

O 'boom' de usuários não é o único

O crescimento atual de Roblox , que tinha 115 milhões de usuários mensais antes do início da pandemia de Covid-19, está diretamente atrelado à sua capacidade de conter jogos sociais . Os games da plataforma partem do pressuposto da cooperação e, portanto, são excelentes para serem jogados com amigos - algo que as pessoas vêm buscando durante a pandemia, inclusive em outros jogos como Among Us .

Uma pesquisa realizada com três mil adolescentes da comunidade Roblox revelou que 62% dos participantes tem a conversa como uma de suas atividades principais ao encontrar com amigos nos jogos durante o isolamento.

"As pessoas socializam enquanto jogam, encontrando com amigos antigos e novos. Isso se tornou ainda mais importante durante a crise da Covid-19, enquanto permitimos que usuários se mantenham socialmente conectados e fisicamente distantes", diz Donato.

Mas essa não é a primeira vez que Roblox vê o número de usuários crescer rapidamente. Em meados de 2015, a plataforma começou a ampliar o número de jogadores passando, em dois anos, de cinco milhões para 62 milhões.

Na ocasião, a entrada do game para o Xbox One foi um dos impulsos. Além dela, a possibilidade de se criar jogos dentro da plataforma de maneira simples e monetizá-los fez com que muitos desenvolvedores entrassem para a comunidade, tornando-a ainda mais atraente para novos jogadores .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!