O YouTube
anunciou, nesta quinta-feira (7), que vai derrubar canais que divulgarem conteúdos falsos
que violem as regras da rede social. A medida acontece depois da plataforma excluir um vídeo do presidente americano Donald Trump
.
De acordo com o YouTube, qualquer canal que publicar conteúdos com falsas alegações sofrerá um strike . Isso significa que o canal será derrubado por uma semana. Quem sofre strike no YouTube perde o direito de fazer as seguintes funções por uma semana:
- Subir vídeos, transmissões ao vivo ou stories;
- Criar miniaturas customizadas ou posts da comunidade;
- Criar, editar ou adicionar colaboradores a playlists;
- Adicionar ou remover playlists da página de exibição;
- Mostrar um trailer durante estreias;
- Enviar espectadores de uma transmissão ao vivo para uma estreia ou o contrário.
Após o primeiro strike , caso o canal volte a ferir as regras do YouTube , a punião será a mesma, mas por duas semanas. Da terceira vez, a penalidade é definitiva e o canal é excluído.
Para mudar as regras, o YouTube citou a invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio . "Devido aos eventos perturbadores que ocorreram ontem, e dado que os resultados das eleições já foram certificados, a partir de hoje quaisquer canais que postarem novos vídeos com falsas alegações de violação de nossas políticas receberão um strike . No mês passado, removemos milhares de vídeos que espalhavam desinformação alegando que a fraude eleitoral generalizada mudou o resultado da eleição de 2020, incluindo vários vídeos que o presidente Trump postou em seu canal", escreveu a rede social.
Confira a publicação completa do YouTube
: