Facebook faz mudanças expressivas nos aplicativos para Android e iOS
Unsplash/Brett Jordan
Facebook faz mudanças expressivas nos aplicativos para Android e iOS



O Facebook anunciou nesta quarta-feira (31) mudanças bastante expressivas no feed de notícias no aplicativo da rede social para Android e iOS . Agora, usuários vão poder ver as publicações em ordem cronológica se quiserem, como acontecia antigamente.

Atualmente, o  feed de notícias do Facebook é controlado por um algoritmo que define quais publicações são mais relevantes para o gosto de cada usuário. Isso, porém, nem sempre funciona corretamente, e redes sociais já foram acusadas de usarem algoritmos que promovem publicações mentirosas ou que incitam o ódio .

A novidade do Facebook promete dar mais poder ao usuário. Agora, as pessoas podem escolher ver as publicações na rede social de três formas distintas:

  • Do modo convencional, com ordem definida pelo algoritmo;
  • A partir de favoritos, que só mostra publicações de até 30 amigos ou páginas escolhidos pelo usuário;
  • Ordem cronológica, que mostra os posts mais recentes primeiro.
Agora, o Facebook terá três opções diferentes de feed
Divulgação/Facebook
Agora, o Facebook terá três opções diferentes de feed

De acordo com o Facebook, as pessoas e páginas favoritas também serão priorizadas no feed comandado pelo algoritmo . A novidade chegará ao mundo todo a partir de hoje, mas será distribuída gradualmente - então não se preocupe se ainda não estiver conseguindo acessá-la.

Outras mudanças no Facebook

Além da alteração no feed de notícias, o Facebook também anunciou outras novidades. Uma delas é o controle de comentários , que vai permitir que usuários decidam quem pode comentar uma publicação antes dela ir ao ar. O recurso é parecido com um presente no Twitter .

Outra novidade é que a rede social vai começar a exibir uma tela de contexto toda vez que sugerir uma publicação a um usuário. O objetivo é explicar porque aquele conteúdo parece relevante para determinada pessoa.

Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais do Facebook , comentou sobre a mudança no algoritmo em uma publicação no Medium. Segundo ele, não é interessante para o Facebook "subir a temperatura e levar os usuários a mais conteúdo extremo", e os algoritmos apenas privilegiam o que as próprias pessoas gostam.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!