Macaco joga apenas com a mente, diz Neuralink
Reprodução/Youtube
Macaco joga apenas com a mente, diz Neuralink

A Neuralink , empresa de Elon Musk , divulgou nesta quinta-feira (8) um vídeo de um macaco jogando o game Pong apenas com o cérebro . Em fevereiro, Musk já havia dito que o feito tinha sido alcançado , mas agora é possível ver o acontecimento.

No vídeo, um narrador conta que o macaco Pager, de nove anos, teve um chip implantado em seu cérebro seis semanas antes da gravação. Mais de dois mil eletrodos ficam na parte cerebral que controlam os movimentos das mãos e dos braços de Pager.

Conforme o macaco movimenta um controle que está desplugado do videogame , o chip da Neuralink consegue captar os movimentos a partir do cérebro, transmitindo-os para o computador. Depois, o controle é retirado e Pager apenas imagina os movimentos, que são previstos pelo chip. Assista:

No vídeo, o narrador ainda diz que o objetivo da Neuralink , que realiza testes em macacos e porcos, é ajudar pessoas com dificuldade de locomoção. No Twitter, Elon Musk afirmou que o primeiro produto da Neuralink "permitirá que alguém com paralisia use um smartphone com a mente mais rápido do que alguém com os polegares".

Apesar de ter publicado o vídeo, a Neuralink ainda não publicou algum artigo sobre o tema, o que é comum para que outros cientistas chequem o feito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!