63% do tempo que brasileiros passam em frente à televisão
é gasto em plataformas de streaming
, aponta a pesquisa 'CTV na América Latina: O Futuro Adiante', realizado pela Harris Interactive. O estudo ainda revela que, em toda a América Latina, 85% dos espectadores preferem o streaming à TV aberta
.
"O mercado de streaming ainda está passando por uma curva de crescimento de ofertas e, portanto, novas opções de plataforma virão", prevê Ricardo Kurtz, fundador e CEO da plataforma de streaming ZoOme.TV.
Dentre essas novas opções, é possível que surjam mais plataformas gratuitas , que apelam para a publicidade para ganhar dinheiro. De acordo com a pesquisa, 74% dos entrevistados em toda a América Latina preferem assistir a conteúdos em plataformas gratuitas, mas que isso signifique que haja publicidade aparecendo na tela. "Para o futuro, penso que a relação conteúdo versus preço será o principal direcionamento de concorrência", diz Ricardo.
No Brasil, os consumidores estão dispostos a pagar cerca de US$ 15 por mês com assinaturas de streaming , podendo chegar a até US$ 20. O gasto, que ultrapassa os R$ 100, em conversão direta, mostra que os brasileiros estão dispostos a colecionar assinaturas , tendo várias plataformas com vários catálogos em suas televisões.
"Olhando pelo lado de variedade de conteúdos, a competição entre as plataformas acaba contribuindo para que o público tenha acesso a uma ampla gama de conteúdos, o que pode ser benéfico. Afinal, essa é a única maneira de se encontrar novos materiais. Pelo lado financeiro, porém, entendo que colecionar assinaturas prejudica diretamente o bolso dos usuários e faz com que o usuário pague cada vez mais por conteúdos que não o interessam", avalia Ricardo.