Depois de alguns conflitos entre seus seguidores no Instagram
, o desembargador federal William Douglas decidiu criar algumas regras para que as conversas fluam de maneira mais saudável na sua página. Dentre as dicas, estão ouvir mais as outras pessoas e brigar menos.
Se nas redes sociais os conflitos, sobretudo políticos, são constantes, na página de William as coisas são diferentes. O desembargador conta que tem realizado, há tempos, um "trabalho de formiguinha", respondendo a comentários grosseiros e estimulando o diálogo em sua página.
Isso fez com que os próprios seguidores entendessem que ali é um espaço de diálogo, e não de briga. "Os próprios frequentadores já ajudam a fazer a moderação na página", conta William, que pretende alcançar um "padrão mais civilizado" de conversa no Instagram
.
Foi justamente por seus seguidores já estarem acostumados com esse padrão que as regras publicadas por ele nesta segunda-feira (26) estão sendo bem recebidas. Confira as dicas do desembagador para uma conversa saudável no Instagram:
- Ofensas, termos pejorativos e deboche são proibidos;
- Palavras soltas e acusações genéricas devem ser evitadas;
- Argumentos, fatos e expressões de pensamento expostas de forma educada estão autorizados;
- Pedir desculpas e fazer as pazes sempre que houver um conflito é fundamental;
- Respeitar a liberdade religiosa, política e de opinião é essencial.
"Esta página equivale a você estar na mesa comigo e com outros amigos meus. É como se estivéssemos no meu quintal batendo papo. Ninguém será ofendido debaixo do meu teto", escreveu William na publicação.
O desembargador conta que seu público é muito diverso, inclusive com pessoas com posicionamento político de direita e de esquerda. Ele concorda que isso leva a possíveis conflitos, mas afirma que eles podem ser saudáveis. "Minha página não é uma página de bolha , então gera conflitos tendo interação de bolhas, o que eu acho que é bom", afirma. Para ele, se dicas como essas fossem aplicadas não só no seu perfil, mas em toda a internet , as conversas poderiam melhorar.
William é desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e autor de mais de 50 livros, dentre eles o best-seller "Como passar em provas e concursos". Ele também é professor de Direito, com passagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).