Wafer de chips de 2 nanômetros
Divulgação/IBM
Wafer de chips de 2 nanômetros

A IBM revelou nesta quinta-feira (6) o primeiro processador do mundo a ser construído com 2 nanômetros. Atualmente, já existem chips de até 3 nanômetros, e a novidade não torna os modelos apenas menores, mas também mais poderosos e eficientes no consumo de energia.

De acordo com a IBM, a arquitetura de 2 nanômetros permite que um processador tenha desempenho 45% maior do que um desenvolvido com 7 nanômetros. Além disso, se eles tiverem desempenhos equivalente, o consumo de energia do chip menor é 75% mais baixo.

A novidade pode ter diversas aplicações, desde smartphones até data centers . Se implementado em um celular, por exemplo, o processador pode fazer com que o dispositivo só tenha a bateria recarregada a cada quatro dias. Já em data centers, os chips podem ser usados para reduzir o consumo de energia, contribuindo para a diminuição da emissão de carbono .

A IBM ainda afirma que notebooks , veículos autônomos, dispositivos de internet da coisas e diversos outros setores da indústria podem se beneficiar da novidade. Por enquanto, não existe data para os processadores de 2 nanômetros realmente chegarem ao mercado, mas isso ainda pode demorar um pouco, ficando para o final de 2024.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!