Conheça o novo golpe no WhatsApp
shutterstock
Conheça o novo golpe no WhatsApp

Um novo golpe que circula no WhatsApp promete dar prêmios em comemoração aos 30 anos da Amazon . Dentre os brindes, estão celulares da Xiaomi e da Huawei . A mensagem, porém, é enganosa.

A Amazon foi fundada em 1994 e, portanto, ainda não completou 30 anos. Além disso, o domínio do link não é o site oficial da empresa, o que deixa claro que se trata de um golpe .

Os hackers agem de diversas formas nessa fraude . Além de um formulário que rouba os dados respondidos, a vítima ainda é orientada a enviar a mensagem para 20 contatos, disseminando o golpe, e pode ainda instalar um vírus em seu celular.

A empresa de cibersegurança PSafe, que descobriu o golpe, registrou mais de 50 mil bloqueios de sites falsos que ofereciam supostos prêmios da Amazon . "Essa é uma ameaça repaginada. Esse é um movimento normal dos cibercriminosos que 'revivem' golpes bem-sucedidos, com pequenas mudanças. Em 2021, tivemos mais de 219 mil golpes desse tipo", afirma Emílio Simoni, diretor do dfndr lab, o laboratório de cibersegurança da PSafe.

Saiba como se proteger

  • Desconfie de links que receber pelo WhatsApp, mesmo se ele vier de uma pessoa confiável;
  • Na dúvida, acesse o site da própria empresa e procure pela promoção ao invés de clicar no link da mensagem;
  • Não forneça seus dados pessoais em formulários online se não tiver a certeza de que eles são confiáveis;
  • Tenha um bom antivírus instalado no seu celular - aqui, você pode encontrar algumas opções gratuitas .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!