Instagram volta com as curtidas
Unsplash/NeONBRAND
Instagram volta com as curtidas



Depois de quase dois anos com as curtidas ocultas no aplicativo no Brasil e alguns outros países, o Instagram anunciou, nesta quarta-feira (26), que decidiu dar aos usuários a escolha de exibir ou esconder o número de likes em seus posts. Essa opção também chegará ao Facebook em breve.

Em entrevista ao GLOBO e outros veículos, o diretor executivo do Instagram, Adam Mosseri , anunciou que a nova função começará a entrar no ar a partir desta quarta-feira e, "se tudo correr bem" com a implementação, estará ativada no aplicativo nos próximos dias.

"A ideia original de ocultar as curtidas era 'despressurizar' o Instagram, deixar as pessoas se concentrarem mais em seus amigos e se inspirarem no que estava acontecendo em vez de focar no número de likes nas fotos", explicou Mosseri. "Mas, depois de testes em alguns países, como o Brasil, percebemos que não houve grandes mudanças no uso do app. Apesar disso, houve reações diametralmente opostas à medida: algumas pessoas gostaram, outras não gostaram nem um pouco".

Assim, o aplicativo resolveu dar a opção aos usuários de decidir como lidar com suas curtidas. "Decidimos dar às pessoas mais ferramentas para moldar a experiência no Instagram e decidir o que é melhor para elas", disse Mosseri.

O usuário terá duas escolhas: ao navegar no app, poderá optar por ver a contagem de likes ou não (seus ou dos outros) e também poderá tornar privados os likes em seus posts (se eles já não forem ocultos). Segundo o executivo, as mudanças poderão ser feitas nas configurações do aplicativo, ou na hora em que o usuário estiver criando um post.

Alguns usuários brasileiros já receberam essa atualização nas últimas semanas, já que ela estava em testes . Agora, a opção é oficial.

Como vai funcionar

Em comunicado, o Instagram explicou que "você pode [exibir ou] ocultar a contagem de curtidas das publicações de outras pessoas acessando a nova seção 'Publicações' em Configurações > Privacidade da sua conta. Este controle se aplica a todas as publicações em seu feed".

"Você também pode optar por ocultar a contagem de curtidas antes de compartilhar uma publicação. Você pode ativar ou desativar essa configuração, mesmo depois de ativá-la. Nas próximas semanas, você verá esses dois controles chegarem ao Facebook também."

Reação dos influencers

Mosseri comentou que os grandes influencers , já estabelecidos, com maior número de seguidores, foram mais positivos em relação à ocultação de likes, enquanto os menores ficaram preocupados com a medida, alegando que precisavam demonstrar a seus parceiros o engajamento de seus seguidores, e isso atrapalhava. Não só no Brasil como em outros países. (A medida foi implementada também em Canadá, Irlanda, Itália, Japão, Austrália e Nova Zelândia.)

Indagado se a decisão de dar a escolha aos usuários tinha fundo comercial, devido à pressão dos criadores de conteúdo, o CEO respondeu que o foco continuava a ser nas pessoas, que poderiam querer ocultar curtidas em seus posts se estivessem passando por um momento difícil (ele citou como exemplo "o fim de um relacionamento"). "Acho que o que vale é poder simplesmente ligar e desligar as curtidas na hora que a pessoa quiser".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!