Instagram testa mostrar curtidas
Unsplash/Luke van Zyl
Instagram testa mostrar curtidas

Há algum tempo o Instagram desabilitou a exibição do número de likes em postagens no seu aplicativo. Na época, a empresa anunciou que estava realizando vários experimentos para ver qual era a melhor opção para o usuário. Agora, o recurso deve sofrer uma mudança. A rede social vai permitir que essa contagem de curtidas seja ativada ou desativada nas configurações. O Facebook , dono da plataforma, também disse que vai testar algo semelhante.

De acordo com o anúncio do Instagram, eles deixaram os testes de lado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19 , mas agora reuniram feedbacks dos usuários em relação à remoção das curtidas. “Decidimos fazer este novo teste porque a resposta que recebemos dos usuários foi misto: algumas pessoas descobriram que não visualizar o número de curtidas as ajudava a se sentirem menos pressionadas, enquanto outras pessoas queriam continuar a ver a contagem para que pudessem identificar tendências e os conteúdos mais populares no Instagram”, explicou a empresa.

Likes e o Instagram

Agora, um grupo selecionado de usuários vai poder optar se não quer ver as curtidas em publicações de outras pessoas, se não deseja ver curtidas nas suas próprias publicações ou se pretende ter a experiência “original” do Instagram, na qual todos os números são exibidos. Quem estiver nos testes vai ser avisado no app .

Na época em que anunciou a remoção do número de likes, o Instagram disse que muitos usuários se sentiam em uma competição para ter mais curtidas e que a intenção da medida era que as pessoas pudessem focar mais em produzir conteúdo. Nesse período surgiu ainda o Reels e novas funções para o IGTV , reforçando as ferramentas de vídeo da plataforma.

No entanto, o Instagram é uma rede social usada profissionalmente por muitos influencers e, nesse meio, o número de likes pode ser algo fundamental para a manutenção do trabalho. Os números também eram usados para indicar tendências e popularidade no ambiente. Com a nova medida, a empresa tenta criar um meio-termo entre os dois formatos de exibição.

Já no Facebook , os testes ainda não tiveram início, mas devem funcionar de forma parecida com aquela adotada no Instagram . “Estamos testando isso no Instagram para começar, mas também estamos explorando uma experiência semelhante para o Facebook. Vamos aprender com este novo pequeno teste e teremos mais para compartilhar em breve”, disse a plataforma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!