Fezes serão analisadas por inteligência artificial
Unsplash/Sincerely Media
Fezes serão analisadas por inteligência artificial

Uma ferramenta criada por especialistas da Duke University, nos Estados Unidos, promete analisar fezes humanas direto no vaso sanitário . Chamada de "banheiro inteligente", a novidade capta imagens do cocô após a descarga e faz análises que podem apontar diagnósticos gástricos.

Os especialistas afirmam que a tecnologia poderá ser inserida em banheiros comuns, sendo instalada nas tubulações. Assim, vai ser possível auxiliar pacientes de doenças gastrointestinais crônicas, como doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável.

"Os pacientes muitas vezes não conseguem lembrar a aparência de suas fezes ou com que frequência evacuam, o que faz parte do processo de monitoramento padrão. A tecnologia Smart Toilet nos permitirá coletar as informações de longo prazo necessárias para tornar mais preciso o diagnóstico oportuno de problemas gastrointestinais crônicos", explica Deborah Fisher, uma das principais autoras do estudo e professora de medicina na Duke University, de acordo com o Uol.

As informações coletadas poderão ser usadas por um gastroenterologista para entender, ao longo do tempo, o tipo de fezes daquele paciente, permitindo diagnóstico e tratamento adequados.

Para desenvolver a ferramenta, os pesquisadores usaram fotos de fezes que foram analisadas por gastroenterologistas de acordo com um padrão médico. Depois, um algoritmo  de  inteligência artificial analisou essas imagens e aprendeu a realizar, sozinho, os diagnósticos. Por enquanto, o "banheiro inteligente" é apenas um protótipo e não está à venda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!