Mensagem falsa circula no WhatsApp
Unsplash/Alexander Shatov
Mensagem falsa circula no WhatsApp

Um novo golpe no WhatsApp usou o nome da campanha de doação de alimentos Panela Cheia Salva para enganar os usuários do aplicativo. Uma mensagem circulou prometendo cesta básica e vale-compras mensal de R$ 110 para quem se cadastrasse.

Caso a vítima clicasse para supostamente se cadastrar, porém, ela seria direcionada para um site falso com o intuito de roubar dados . De acordo com o G1, o site foi tirado do ar nesta quinta-feira (27).

Organizadores da campanha Panela Cheia Salva afirmaram ao G1 que não enviam links e nem cadastram beneficiários. O movimento, realizado pela Central Única das Favelas (CUFA), Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista, visa ajudar famílias impactadas pela pandemia de Covid-19 , e seu site oficial é o www.panelacheiasalva.com.br .

Para não cair em golpes no WhatsApp , é muito importante seguir algumas dicas:

  • Desconfie de ofertas boas demais e que tragam senso de urgência, pois a maioria dos golpes aplica esta tática;
  • Olhe o link enviado antes de clicar e cheque se ele é o mesmo do canal oficial que diz ser. Criminosos têm o costume de trocar algumas letras para confundir os usuários, tornando a mudança o menos perceptível possível. Ao invés de "panelacheia", por exemplo, o link poderia ser "paneIacheia".
  • Pesquise nos canais oficiais ao invés de clicar no link. Neste caso, por exemplo, o recomendado seria acessar o site ou redes sociais oficiais do movimento Panela Cheia Salva para procurar a ação.
  • Não passe seus dados pessoais se não tiver certeza da segurança de um site.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!