O Instagram
fez algumas alterações no seu algoritmo
depois de ser acusado de censurar publicações pro-Palestina nos Stories
. A mudança foi confirmada pela própria rede social
neste domingo (30) ao The Verge.
Na semana passada, funcionários do Instagram afirmaram que publicações pro-Palestina nos Stories não estavam visível para os usuários, já que o algoritmo da rede social não as priorizava. Além disso, posts chegaram a ser removidos por engano.
Em relatos ao BuzzFeed News e ao Financial Times, os funcionários disseram acreditar que não se tratou de uma censura deliberada, mas sim de uma falha. "Moderar em grande escala é tendencioso contra qualquer grupo marginalizado", disse um dos funcionários ao Financial Times.
De acordo com o Instagram , o algoritmo priorizada conteúdo original nos Stories, deixando publicações repostadas menos visíveis. Agora, vai começar a dar peso igual para ambos. Ao The Verge, um porta-voz do Facebook explicou que a mudança não é apenas sobre conteúdo pro-Palestina, mas que "isso se aplica a qualquer postagem que seja compartilhada novamente nos Stories, não importa sobre o que seja".
Ainda segundo o porta-voz, usuários do Instagram
alegavam estar mais interessados em posts originais do que em conteúdos compartilhados e, por isso, o algoritmo
priorizava o primerio caso.
"Mas houve um aumento - não apenas agora, mas também no passado - em quantas pessoas estão compartilhando postagens, e vimos um impacto maior do que o esperado no alcance dessas postagens. Stories que compartilham postagens de feed não estão tendo o alcance que as pessoas esperam, e isso não é uma boa experiência", continuou.