A Apple
está sendo processada nos Estados Unidos por um grupo de usuários que alega que as atualizações recentes do iOS
"danificaram os iPhones
ao reduzir drasticamente as velocidades de processamento e a vida útil da bateria
". As informações são do site especializado Apple Insider, e esta não é a primeira vez que a gigante de tecnologia enfrenta processos por obsolescência programada
.
De acordo com o processo, os problemas foram percebidos com as atualizações para o iOS 14.5 , iOS 14.5.1 e iOS 14.6. "A Apple se beneficia por não ter que dizer aos usuários atuais e futuros do iPhone que as atualizações anunciadas para adicionar recursos desejáveis e corrigir a segurança e outros bugs têm uma desvantagem significativa na forma de redução da velocidade de processamento e vida útil da bateria", afirmam os reclamantes.
O processo ainda alega que a Apple tenta enganar os usuários, convencendo-os a baixar novas versões do sistema operacional que irão tornar os iPhones obsoletos. Assim, a empresa estaria forçando a compra de modelos mais novos.
A acusação, feita na semana passada, ainda diz que a Apple
não permite atualizações de segurança sem o update da versão do iOS
. Em anúncio na segunda-feira (7) durante a WWDC 2021
, a empresa disse que isso irá mudar
.
Esta não é a primeira vez que a Apple é acusada de obsolescência programada . Em 2017, diversas acusações surgiram a respeito da diminuição da vida útil da bateria , polêmica que ganhou o nome de BatteryGate . Processos no mundo todo continuaram por anos, e a empresa chegou a ser multada.