A Amazon
anunciou que irá levar sua tecnologia "Just Walk Out" ("Apenas saia", em tradução literal) para um supermercado
pela primeira vez. Antes presente apenas em mercearias menores, o recurso permite que os clientes apenas saiam da loja sem passar no caixa, já que várias câmeras suspensas e prateleiras sensíveis à pressão conseguem detectar, de forma automática, o que cada cliente coloca em seu carrinho.
A loja que receberá a tecnologia será inaugurada na quinta-feira (17), em Bellevue, Washington, nos Estados Unidos. De acordo com a Amazon , ela tem cerca de 2,3 mil metros quadrados. Até então, a maior mercearia da empresa que conta com a tecnologia tem 960 metros quadrados.
A empresa sempre defendeu que o " Just Walk Out " pode chegar a lojas de qualquer tamanho, e a implementação da tecnologia em um supermercado pode ser mais um passo para que isso se torne realidade.
"Trazer a tecnologia Just Walk Out para um mercado de grande porte com a loja Amazon Fresh em Bellevue mostra a capacidade contínua da tecnologia de escalar e se adaptar a novos ambientes e seleção", disse o vice-presidente de varejo físico e tecnologia da Amazon, Dilip Kumar. "Estou muito feliz que ajudará ainda mais clientes a desfrutar de uma maneira mais fácil e rápida de fazer compras". Além das lojas da própria Amazon
, a tecnologia também está disponível a varejistas terceirizados, permitindo que ela alcance várias localidades dos EUA.
Como funciona o Just Walk Out
Ao entrar no novo supermercado , os clientes poderão escolher se querem usar o " Just Walk Out " ou se querem usar os caixas tradicionais, que ainda estarão disponíveis. Caso deseje usufruir da tecnologia, o cliente deverá escanear um QR Code do aplicativo da Amazon , inserindo um cartão de crédito ou débito.
Conforme a compra acontece, os produtos inseridos no carrinho vão sendo computados de forma automática. Ao deixar a loja, o cliente é cobrado automaticamente e recebe um comprovante digital da compra.