Amazon e Apple são hoje as marcas mais valiosas do mundo, mas as chinesas vêm subindo na lista e, agora, se mostram mais valiosas do que as principais marcas da Europa, de acordo com um ranking global elaborado pela BrandZ, da consultoria Kantar.
A Amazon , fundada em 1994 por Jeff Bezos , continua sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de US$ 684 bilhões (R$ 3,4 tri), seguida pela Apple, fundada em 1976 por Steve Jobs e Steve Wozniak, com US$ 612 bilhões (R$ 3tri), e pelo Google, com US$ 458 bilhões (R$ 2,3bi), diz o levantamento.
A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, aparece em quinto lugar, enquanto o Alibaba, de Jack Ma, está em sétimo lugar.
"As marcas chinesas estão progredindo de forma constante e lenta e têm feito avanços significativos à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos tecnológicos e se alinham às principais tendências que moldam a China e o mercado global", disse Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da BrandZ .
Cinco marcas mais do que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes do comércio eletrônico chinês Pinduoduo e Meituan, além do maior fabricante de bebidas da China Moutai, o TikTok e a Tesla de Elon Musk.
A Tesla, fundada em 2003, foi a marca de crescimento mais rápido e também se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para US$ 42,6 bilhões (R$ 215 bi), em 47º lugar.
A principal marca europeia na lista é francesa Louis Vuitton, em 21º lugar, seguida pelo grupo de software SAP, da Alemanha, em 26º lugar. A única marca britânica da lista é a Vodafone, no 60º lugar.
As 100 maiores marcas do mundo valem, juntas, US $ 7,1 trilhões, segundo a pesquisa.
Veja as 10 marcas mais valiosas:
- Amazon - US$ 684 bilhões
- Apple - US$ 612 bilhões
- Google - US$ 458 bilhões
- Microsoft - US$ 410 bilhões
- Tencent - US$ 240 bilhões
- Facebook - US$ 226 bilhões
- Alibaba - US$ 196 bilhões
- Visa - US$ 191 bilhões
- McDonald's - US$ 154 bilhões
- MasterCard - US$ 112 bilhões