Chaves desaparece das plataformas de streaming
Reprodução
Chaves desaparece das plataformas de streaming



O seriado Chaves sumiu das televisões e plataformas de streaming no mundo todo. No Brasil, a série não passa no SBT nem no Multishow desde julho do ano passado, e também deixou o Amazon Prime Video , que tinha alguns episódios em seu catálogo.

De acordo com apuração do Notícias da TV, o Globoplay chegou a estudar a compra dos direitos autorais de Chaves, que passaria a fazer parte do catálogo da plataforma de streaming assim como as novelas mexicanas A Usurpadora e Maria do Bairro . A Globo, porém, teria esbarrado em dificuldades impostas pelos herdeiros de  Roberto Gómez Bolaños , criador e intérprete do Chaves, e desistido do acordo.

Direitos autorais

Como detalha o Notícias da TV, o conglomerado de mídia mexicano Televisa é dono dos direitos de Chaves , ou seja, as fitas com os episódios antigos. Já o Grupo Chespirito , que administra a herança de Bolaños, detém os direitos intelectuais.

A Televisa distribuía os seriados Chaves e Chapolin a vários canais até julho de 2020. No Brasil, os títulos chegaram através do SBT, Multishow e Prime Video. Para poder distribuir as obras, a Televisa pagava uma taxa para o Grupo Chespirito.

Quando o contrato foi ser renovado, porém, Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños e principal responsável pelo Grupo Chespirito, pediu um aumento no valor pago pelos direitos intelectuais. As partes não conseguiram chegar a um acordo e Chaves deixou de ser exibido em todo o mundo.

Disney terá animação de Chaves?

A ideia do Grupo Chespirito é que os personagens criados por Bolaños se tornem um grande universo midiático, fugindo dos cofres da Televisa. No domingo (20), o jornal argentino Clarín afirmou que o grupo tinha fechado parceria com a Disney para a produção de um remake de Chaves no Disney+ . Além das novas temporadas, o seriado antigo também entraria para o catálogo da plataforma de streaming.

O filho de Bolaños, porém, negou o acordo em entrevista ao jornal mexicano Primera Hora. "Alguns projetos de animação estão em desenvolvimento, mas estamos desenvolvendo em nosso nome, com a nossa produtora. Eles ainda não têm destinatário", disse ele. Em 2019, ele havia anunciado planos de criar o Universo de Mídia do Chespirito, que reuniria várias obras sobre o ator mexicano e seus personagens. A Televisa teria ficado de fora deste novo acordo.

Atualmente, por conta dessa briga pelos direitos autorais , Chaves não está disponível em plataformas de streaming ou canais de televisão. A única forma de assistir a alguns episódios do seriado é através de canais de fãs no YouTube .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!