A Microsoft
apresentou o Windows 11
, seu novo sistema operacional
, em evento global nesta quinta-feira (24). O novo Windows traz mudanças no design, sendo a principal delas no menu "Iniciar".
Agora, dá para usar o menu de forma centralizada no computador, em um design parecido com o do macOS , da Apple . A escolha, porém, fica a critério do usuário, que pode manter o menu alinhado à esquerda se preferir.
Com um efeito de transparência ao fundo, o menu inclui ícones configurados pelo próprio usuário - uma inteligência artificial sugere aplicativos para serem incluídos. Além disso, a Microsoft finalmente abandonou os cantos quadrados nas janelas, trazendo cantos arredondados no Windows 11.
Além do design, o Windows 11 também traz novos recursos que prometem ajudar na produtividade. Um deles é a facilidade de se colocar duas janelas lado a lado, bastando um clique no canto superior. Outra função interessante é que o modo de múltiplos desktops promete deixar mais fácil a existência de uma área de trabalho pessoal e outra corporativa, por exemplo, adicionando temas diferentes.
Segurança e rapidez
De acordo com a Microsoft , o Windows 11 é "o Windows mais seguro até agora". Além disso, a empresa também afirma que o sistema operacional está mais rápido, além de ter atualizações 40% menores.
A Microsoft também anunciou que o Windows 11 terá HDR automático, melhorando a experiência visual em jogos. Além disso, Windows 11 e Xbox
estarão mais integrados, permitindo cross-play em alguns títulos.
Você viu?
Integrações
O Microsoft Teams está integrado ao Windows 11, aparecendo diretamente na barra de tarefas. Assim, conversas por chat ou vídeo podem ser iniciadas com mais facilidade.
Além de computadores, a Microsoft anunciou que o Windows 11 também foi pensado para tablets e outros dispositivos touchscreen. Assim, a interface pode se adaptar facilmente ao tamanho da tela, permitindo que o toque seja usado de forma mais simples e fácil.
E o Windows 10?
Por enquanto, a Microsoft ainda não confirmou uma data para começar a distribuir o Windows 11 . Rumores afirmam que o sistema operacional será gratuito para quem tem as versões 7, 8.1 e 10.
De acordo com o site da própria Microsoft
, o suporte para o Windows 10
será encerrado em 14 de outubro de 2025
, pouco mais de 10 anos após o lançamento do sistema operacional
. Até lá, ambos os sistemas funcionarão normalmente.