O Pinterest
anunciou nesta quinta-feira (1) que vai proibir qualquer anúncio com textos ou imagens sobre perda de peso
. A plataforma afirma que o objetivo é evitar a ideia de que existe um padrão de corpo perfeito.
Com a nova regra, o Pinterest se torna a primeira rede social a banir esse tipo de publicidade. Em comunicado, a empresa disse que muitas pessoas enfrentam desafios relacionados à imagem corporal e à saúde mental e, por isso, convidou as outras plataformas a se unirem ao movimento.
Além da proibição de campanhas publicitárias sobre perda de peso, a nova política do Pinterest impede anúncios com:
- Testemunhos sobre perda de peso ou produtos para emagrecimento;
- Linguagem ou imagem idealizando ou depreciando certos tipos de corpos;
- Referências a Índice de Massa Corporal (IMC) ou índices semelhantes;
- Produtos que alegam facilitar a perda de peso ao serem aplicado sobre a pele.
Antes, a rede social
já proibia anúncios sobre produtos que fazem perder peso ou sobre procedimentos estéticos como lipoaspiração.
De acordo com o Pinterest
, a mudança não impede "anúncios que promovam estilos de vida e hábitos saudáveis ou serviços e produtos fitness".