Fraudes digitais aumentam; veja como proteger ao máximo seus aplicativos

Fraudes em alta

Os golpes digitais cresceram durante a pandemia de Covid-19, e um dos dispositivos mais afetados são os celulares. Por isso, é muito importante saber proteger seus aplicativos.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Desenvolvedores têm que pensar nos usuários

Leandro Campos, CEO da Nvoip, startup de telecomunicações, afirma que é importante que existam proteções construídas nos aplicativos. "Algumas ferramentas oferecem uma camada adicional de segurança que protege o utilizador, evitando riscos e ameaças aos seus dados", diz ele.

Unsplash/NeONBRAND

Autenticação de dois fatores

Do lado dos usuários, é importante utilizar essas ferramentas quando elas estiverem disponíveis. A primeira é a autenticação de dois fatores, que acrescenta uma camada adicional ao login, evitando roubo de contas. Redes sociais e mensageiros possuem esse recurso, como WhatsApp e Instagram, por exemplo. Sempre que ele existir, é muito importante mantê-lo ativo.

Unsplash/Chris Yang

Senha única

Outra ferramenta que melhora a segurança, afirma Leandro, é a senha de utilização única, também conhecida como OTP. Geralmente disponível em e-commerces e jogos, ela permite que o usuário acesse cada sessão com uma senha nova.

Unsplash/Franck

Senhas fortes

Além de usar as ferramentas de segurança oferecidas por aplicativos, é importante que os usuários tomem outros cuidados. Um deles é manter senhas fortes em cada plataforma digital ou aplicativo, sempre diferentes umas das outras. Veja dicas para criar boas senhas abaixo.

iStock

Antivírus

Outra boa dica para proteger aplicativos é ter um bom antivírus no celular. Muitos deles fornecem barreiras extras a apps. Confira algumas opções gratuitas a seguir.

Unsplash/Azamat E