O Google foi multado em US$ 180 milhões (R$ 940 milhões, em conversão direta) na Coreia do Sul nesta terça-feira (14). A Comissão de Concorrência da Coreia (KFTC) aplicou a sanção à empresa por abuso de posição dominante no mercado de aplicativos móveis e sistemas operacionais. As informações são da agência de notícias AFP.
O órgão investiga o Google desde 2016, quando a empresa foi acusada de impedir fabricantes locais de smartphones, como a Samsung, de modificar o Android.
A comissão determinou que o Google tem dificultado a competição no mercado já que, ao impedir que as fabricantes locais instalem versões modificadas do Android em seus aparelhos, impede os lançamento de produtos inovadores.
"Como resultado, o Google conseguiu fortalecer sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais móveis", escreveu a KFTC em comunicado. Além da multa, o Google foi condenado a executar medidas corretivas.
De acordo com a agência de notícias Yonhap, o Google planeja recorrer da decisão. A empresa afirmou que a medida "vai prejudicar os benefícios desfrutados pelos consumidores".