Ministro das Comunicações espera que rede 5G seja lançada comercialmente em São Paulo no Natal
Felipe Ventura
Ministro das Comunicações espera que rede 5G seja lançada comercialmente em São Paulo no Natal

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, espera que a rede 5G independente (chamada de "standalone") seja lançada comercialmente em São Paulo já no fim deste ano - apesar dos atrasos em torno da publicação do edital do certame pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Faria participou de um seminário promovido pela Esfera Brasil em São Paulo e que foi transmitido pela internet na manhã desta quinta-feira (16). Ele disse ainda que espera que o esperado leilão de 5G seja realizado em outubro, após vencer os desafios geopolíticos.

"No Natal deste ano, vamos ter 5G standalone em São Paulo funcionando. Tenho certeza disso. Já foi falado por alguns ceos (presidentes) de empresas que já vão começar no outro dia a instalar. Acredito que algumas cidades já vão virar o ano com 5G standalone, que é o 5G com internet das coisas", disse Faria.

Rede independente

O 5G standalone é uma rede independente que será construída pelas operadoras de telefonia móvel que vencerem o leilão. Por ser standalone, essa rede não vai depender da tecnologia 4G e vai precisar ser construída do zero.

Leia Também

O 5G vai permitir velocidades a partir de 1 Gigabit por segundo (Gbps). Um Gigabit equivale a mil Megabits. Como base de comparação, a velocidade 4G tem média de 13 Mbps e pode chegar, em alguns casos, a 80 Mbps. Já, o DSS 5G, que é oferecido hoje, permite em média velocidades de 200 Megabits por segundo (Mbps) e, em testes controlados, essa velocidade pode chegar a 800 Mbps. O 5GD DSS já foi criticado pelo ministro em outras ocasiões.

Edital do leilão

Faria disse no evento que espera que o edital do leilão de 5G seja publicado nos próximos dias. Ele destacou que já conversou com o conselheiro da Anatel Moisés Queiroz Moreira, que pediu vista do processo na última segunda-feira (13).

O conselheiro fez uma série de questionamentos sobre o edital e disse que ainda era necessário mais tempo para ajustar todos os pontos e "endereçar as melhores providências".

"O Moisés nos enviou ontem todas as perguntas. O debate não é em cima do leilão. Tudo já está aprovado. As dúvidas são em cima do que o TCU (Tribunal de Contas da União) nos falou, com as recomendações. E estamos respondendo isso" destacou Fábio Faria.

O ministro disse que não foi pego de surpresa pelo pedido: "Pedido de vista é sempre esperado. Acreditava que a gente pudesse superar antes, já que temos um diálogo aberto. Após a publicação do edital, o leilão ocorre em 30 dias. Seria dia 14 (de outubro) o leilão, se adiar por dez dias, teremos o leilão no dia 21 ou 24 ou um pouco tempo mais". destacou ele. "5G não é um projeto do presidente Bolsonaro. É um projeto para o país", completou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!