Facebook teve que ser 'resetado'
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Facebook teve que ser 'resetado'

Uma pequena equipe de funcionários do Facebook foi enviada nesta segunda-feira (4) ao centro de dados da empresa, em Santa Clara, no estado americano da Califórnia, para tentar uma "reinicialização manual" dos servidores, de acordo com um memorando interno divulgado pelo jornal The New York Times. Tanto o  Facebook, quanto WhatsApp e Instagram saíram do ar, conforme usuários perceberam pouco antes das 13h, no horário de Brasília. Ainda não se sabe o que provocou as falhas.

Ainda segundo o jornal americano, especialistas do Facebook tentam determinar a origem da instabilidade. No entanto, dois membros da equipe de segurança disseram, sob condição de anonimato por não poderem fornecer informações abertamente, que um ataque cibernético é bastante improvável. Eles explicaram que a ação de hackers não seria capaz de derrubar tantos aplicativos.

A rede usada por funcionários do Facebook, chamada Workplace, também não funciona, segundo relatos de colaboradores, que de repente se viram impossibilitados de realizar suas atividades profissionais. Para se comunicar, tiveram que acessar outros meios, como Linkedin, Zoom e provedores de e-mail.

Em comunicado à imprensa, o  Facebook confirmou a dificuldade de usuários acessarem o sistema, incluindo WhatsApp e Instagram, dizendo "estar trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes".

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"Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes", acrescentou.

Funcionários que foram trabalhar de modo presencial também tiveram problemas  para ingressar nos edifícios, bem como acessar salas de reunião, cujas entradas são liberadas a partir da leitura eletrônica de seus crachás, e até mesmo essa identificação foi comprometida. Para que a avaliação das falhas seja feita na área dos servidores, os engenheiros precisam ver outras maneiras de entrar nas salas.

Enquanto isso, o centro de operações de segurança global do Facebook determinou que a interrupção era "um risco ALTO para as pessoas, risco MODERADO para os ativos e um risco ALTO para a reputação do Facebook", de acordo com o memorando da empresa.

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