Se somados, os principais rivais do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 não chegam ao seu número de seguidores nas redes. Segundo o portal Metrópoles, Bolsonaro é seguido por 41,9 milhões de perfis em suas redes. O ex-presidente Lula, Sergio Moro, Ciro Gomes, João Doria e Eduardo Leite têm, juntos, 26,1 milhões de seguidores.
Além disso, Bolsonaro está em plataformas que os demais não investiram, como Gettr, a "rede social do Trump", e Parler, popular na direita norte-americana.
Veja o ranking:
- Eduardo Leite: 1,1 milhão de seguidores
- Ciro Gomes: 3,4 milhões de seguidores
- João Doria 5,1 milhões de seguidores
- Sergio Moro 5,8 milhões de seguidores
- Lula 10,7 milhões de seguidores
- Bolsonaro 41, 9 milhões de seguidores
Bolsonaro passou a investir nas redes sociais em 2014. Chegou em 2018 com 7,8 milhões de seguidores no Facebook, Instagram e Twitter. Na época a candidata Marina Silva (Rede) ocupava a vice-liderança do ranking, com 4,2 milhões de seguidores; e o ex-presidente Lula (PT) estava na terceira posição, com o apoio de 3,6 milhões de internautas em suas redes.
O presidente está atualmente com a conta do YouTube suspensa por associar a vacina do novo coronavírus à AIDS. Ele também já teve posts no Twitter e no Facebook com sinalização de enganosos.
As restrições fizeram com que Bolsonaro investisse mais no Telegram, onde já ultrapassa 1 milhão de seguidores.