Fábio Faria e Elon Musk
Reprodução/Twitter
Fábio Faria e Elon Musk

Na madrugada desta terça-feira (16), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou em sua conta do Twitter que busca parceria com o bilionário sul-africano Elon Musk. De acordo com o ministro, o intuito é conectar escolas rurais e proteger a Amazônia. Faria está de passagem pelos Estados Unidos, onde se encontrou com o CEO da SpaceX.

Elon Musk é mundialmente conhecido por fundar e liderar as empresas SpaceX e Tesla. A Spacex é uma companhia espacial com cerca de 4.500 satélites que orbitam em baixa altitude. A categoria inclui equipamentos que ficam em órbita a até 2.000 km de altitude.

Segundo o ministro brasileiro, a parceria com a empresa espacial também irá ajudar na preservação da Amazônia. Faria informou que a ideia é que a cobertura de internet no local facilite o monitoramento realizado pelo governo.

Durante a visita aos Estados Unidos, Faria conheceu a fábrica da SpaceX, localizada na Califórnia, e se reuniu com a diretora de operações da empresa, Gwynne Shotwell. O encontro com Musk aconteceu no Texas.

Leia Também

A empresa de Musk pretende investir US$ 30 bilhões em um projeto chamado Starlink, que está colocando satélites em órbita para fornecer internet a quase 70 mil usuários.

A SpaceX fechou parceria com o Chile em julho para disponibilizar internet para duas cidades do país. Para fazer a conexão, a empresa distribuiu kits de recepção de sinal de satélite, que permitirão serviços gratuitos de acesso por um ano. O custo do projeto deve ser absorvido pelos municípios.

Faria também se encontrou com representantes da empresa britânica OneWeb, que atua no mesmo setor da SpaceX. O encontro aconteceu do última quinta-feira, durante a COP26 .

Segundo o Ministério das Comunicações, a permissão para o uso de satélites de baixa órbita é um processo administrativo de coordenação realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Tanto a SpaceX quanto a OneWeb já pediram licença para a Anatel para operar no país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!