DuckDuckGo lança ferramenta que ajuda na privacidade
Reprodução
DuckDuckGo lança ferramenta que ajuda na privacidade

O DuckDuckGo, navegador conhecido por prezar pela privacidade dos usuários, lançou uma nova ferramenta que impede que aplicativos rastreiem dados pessoais em smartphones Android. Por enquanto, o recurso está em fase de testes.

A função é chamada de App Tracking Protection e promete oferecer mais proteção do que os recursos nativos da Apple e do Google. Mesmo sendo uma ferramenta interna do navegador, ela é capaz de identificar rastreadores em qualquer aplicativo instalado no celular.

O App Tracking Protection funciona em segundo plano enquanto o celular é utilizado. A ferramenta reconhece toda vez que um aplicativo quer enviar dados a terceiros e, então, realiza o bloqueio. No aplicativo, dá para visualizar em tempo real quais rastreadores foram bloqueados, bem como para onde seus dados estariam indo.

Em um teste inicial, o DuckDuckGo afirma que descobriu que mais de 96% dos aplicativos gratuitos mais populares têm rastreadores de terceiros que a marioria dos usuários desconhece. Segundo a empresa, 87% dos apps enviam dados para o Google, enquanto 68% enviam para o Facebook.

Por enquanto, a ferramenta está em fase de testes, mas é possível entrar na lista de espera - o DuckDuckGo afirma que está introduzindo o recurso de forma gradual a mais pessoas semanalmente. Para isso, baixe o aplicativo "DuckDuckGo Privacy Browser" na Google Play Store, clique no menu de três pontinhos no canto direito superior, vá em "Definições" e, na aba "Privacidade", clique em "App Tracking Protection"; depois, toque em "Join the Private Waitlist".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!