Software da
Lucas Braga
Software da "TV Box" pode roubar dados do usuário, aponta Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nessa quarta-feira a conclusão de estudos sobre aparelhos de TV boxes não autorizados pelo órgão. De acordo com Anatel, técnicos da reguladora identificaram nesses aparelhos presença do malware, um software malicioso, capaz de permitir que criminosos capturem informações, como dados financeiros, fotos e documentos armazenados no dispositivo que estavam conectados na mesma rede.

Esses equipamentos oferecem sinal ilegal das operadoras de TV a cabo por meio de aplicativos que imitam os serviços da TV por assinatura e streaming. Os dispositivos não são autorizados pela Anatel para operar no Brasil.

Técnicos da Anatel e Agência Nacional de Cinema (Ancine), que também ajudam na pesquisa, constataram ainda que na operação do TV box ''era realizada a atualização do malware via botnet e que um servidor de comando poderia operar remotamente os aplicativos instalados e realizar ataques de negação de serviço''.

''Aparelhos não homologados destinados à recepção de sinais de TV a cabo ou de vídeo sob demanda podem acessar conteúdos protegidos por direitos autorais, o que é crime. Tanto a comercialização quanto a utilização de produtos para telecomunicações irregulares são passíveis de sanções administrativas que podem ir de advertência a multa'', esclareceu a agência em nota.

Nos testes, os técnicos utilizaram os dispositivos de TV box que são comercializados em lojas e e-commerce para '' garantir que os dispositivos analisados estivessem nas mesmas condições experimentadas pelo usuário''. Segundo a Anatel, peritos forenses ajudaram a examinar os aparelhos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!