O robô Ameca, que no mês passado viralizou nas redes sociais por sua impressionante semelhança com humanos,
teve o seu primeiro contato com o público na última quinta-feira (6) durante a Consumer Electronics Show (CES) 2022, a maior feira de tecnologia do mundo. Em registros feitos por visitantes, é possível assistir Ameca conversando com as pessoas no local e até mesmo respondendo as perguntas dos curiosos. Veja o vídeo abaixo!
A tecnologia é de deixar o queixo caído. Ameca tem até dentes e imita expressões humanas com bastante fidelidade. No entanto, apesar de muito realista, o robô ainda não consegue andar — a habilidade ainda está nos planos de desenvolvimento e deve levar cerca de uma ou duas décadas para se concretizar, segundo a empresa responsável, Engineered Arts.
Ameca deve servir de base para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e machine learning. A ideia é que o robô humanoide possa ser alugado ou até mesmo comprado, pela bagatela de 100 mil libras, o equivalente a R$ 745 mil.
O sistema utiliza hardware e software modulares em sua construção, o que permite que ele seja facilmente atualizado e personalizável. É possível que um cliente escolha, por exemplo, ter apenas a cabeça do robô ao invés do corpo todo.
Além disso, a máquina foi completamente construída na nuvem, permitindo que sua inteligência artificial se aproveite do que há de melhor da tecnologia global.
A primeira aparição de Ameca aconteceu no final do ano passado, quando um vídeo da máquina "acordando para a vida" viralizou na internet. Nele, é possível ver o robô se mostrando impressionado, sereno e feliz, alternando entre as expressões de uma forma muito parecida com seres humanos.
Durante o seu anúncio no final de 2021, a Engineered Arts chegou a afirmar que "Ameca é o robô em forma humana mais avançado do mundo".