SpaceX abandonou foguete no espaço
Reprodução
SpaceX abandonou foguete no espaço

Um foguete abandonado pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, vai colidir  com a Lua. O choque deve acontecer no dia 4 de março, de acordo com cálculos do astrônomo Bill Gray.

O foguete, chamado de Falcon 9, foi lançado em 2015, mas ficou sem combustível para voltar à Terra e acabou sendo abandonado em órbita. O objetivo do Falcon 9, que foi concluído, foi levar um satélite meteorológico espacial em uma jornada de mais de um milhão de quilômetros.

À BBC News, o astrônomo Jonathan McDowell disse que, desde que o foguete foi abandonado, ele é puxado por diferentes forças gravitacionais, assumindo rotas "caóticas". "Ele está morto, apenas seguindo as leis da gravidade", afirma.

Segundo o especialista, a colisão com a Lua não deve causar mais do que uma cratera. Ele afirma, porém, que, no futuro, o lixo espacial pode causar problemas maiores. "Se chegarmos ao futuro onde há cidades e bases na Lua, vamos querer saber o que há lá fora. É muito mais fácil organizar isso quando há poucos objetos no espaço, em vez de esperar até que isso seja um problema". Atualmente, Elon Musk e sua empresa SpaceX são uns dos maiores produtores de lixo espacial.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários