A Rússia bloqueou a plataforma de notícias Google News nesta quarta-feira (23). A decisão foi tomada pelo órgão regulador de comunicações do país, o Roskomnadzor.
De acordo com a agência de notícias Tass, o Roskomnadzor alegou que o Google News mantinha informações falsas sobre a guerra na Ucrânia.
" O recurso de notícias online americano em questão forneceu acesso a inúmeras publicações contendo informações inautênticas e publicamente importantes sobre o curso da operação militar especial no território da Ucrânia", alegou o órgão.
À Reuters, o Google disse que usuários têm relatado dificuldades de acessar a plataforma de notícias. "Confirmamos que algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar o aplicativo e o site do Google News na Rússia e que isso não se deve a nenhum problema técnico do nosso lado. Trabalhamos duro para manter serviços de informação como o News acessíveis às pessoas na Rússia pelo maior tempo possível", afirmou a empresa.
Desde o início da guerra, a Rússia vem tentando manter apenas sua narrativa oficial vigente no país, chamando de "falsa" qualquer informação que a contrarie. O Facebook também foi banido localmente
por bloquear páginas da mídia estatal russa.