A Apple entrou em acordo com clientes que vinham processando a empresa desde 2015 por conta de lentidão no iPhone 4S. De acordo com o AppleInsider, o processo, que corre nos Estados Unidos, finalmente chegou ao fim com um acordo de indenização de valor bastante abaixo do esperado.
A ação coletiva foi movida em dezembro de 2015 por um grupo de mais de 100 usuários de iPhones 4S que alegavam que o celular ficou mais lento após a autalização para o iOS 9.
Na ocasião, o modelo de smartphone começou a travar na hora de abrir apps, além de congelar a tela em alguns momentos. Esse tipo de falha também chegou a ser relatada em outros países, mas a ação coletiva conta apenas com usuários dos EUA, dos estados de Nova York e Nova Jersey.
No processo, os usuários pediram indenizações que variavam entre US$ 5 milhões e US$ 15 milhões, valor que foi rejeitado pela Apple. A empresa sugeriu, então, US$ 15 por smartphone, quantia aceita pelos reclamantes para encerrar a ação.
"Após mais de seis anos de litígios árduos, o conselho reconhece os riscos substanciais que as partes enfrentariam se a ação progredisse", disseram os reclamantes, segundo o AppleInsider.