Um dos poucos brasilienses donos de um celular compatível com o 5G 'puro', que começou a operar hoje no Brasil pela capital federal, o servidor público Marcos Pacheco, de 62 anos, contou ao GLOBO o que mudou na sua experiência com o celular no primeiro dia com a nova tecnologia na palma das mãos.
A quinta geração de telefonia móvel promete velocidade de conexão equivalente a cem vezes à do atual 4G e vai chegar a outras capitais nos próximos meses. Confira abaixo o depoimento dele.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
"Os problemas de conexão do meu celular começaram em julho de 2020, quando me mudei com a família para um condomínio mais afastado do Plano Piloto, ou seja, da região central de Brasília. Embora a distância não seja grande, pois são apenas 20 quilômetros, minhas opções para me comunicar por telefone diminuíram substancialmente.
Antes, morávamos em um apartamento, e não foi fácil para cinco pessoas, incluindo duas crianças pequenas o isolamento imposto pela pandemia, antes da vacina. Fomos para uma casa ampla para ter mais qualidade de vida, mas contando com a internet para aulas on-line e home office.
A internet fixa que instalamos em casa sempre foi uma maravilha, nunca deu problema e só cai quando falta luz. Mas o mesmo não posso dizer do meu celular, embora seja um modelo bem moderno.
Falar comigo por algum aplicativo via internet móvel era muito difícil, para não dizer impossível. A qualidade de conexão era ruim, oscilava, não completava os serviços básicos que um celular moderno pode oferecer. Uma ligação convencional era impossível. A melhor saída para eu me comunicar era pelo telefone fixo, sem depender das ondas das operadoras de celular.
Hoje, percebi a indicação do 5G na parte superior do meu aparelho. Testei. Telefonei para algumas pessoas e atendi chamadas normalmente. Os problemas de conexão sumiram. Senti uma melhora boa em vários aspectos do celular.
Fiz o teste. Ficou mais fácil assistir a vídeos e programas de notícias pela internet no celular, seja ao vivo ou por streaming. A conexão e a velocidade melhoraram do dia para a noite. O que nós esperamos aqui é que as melhorias continuem, com internet mais veloz e com estabilidade daqui para frente."