Nesta semana, internautas começaram uma campanha para que o Instagram volte a ser uma rede social apenas de fotos, depois da plataforma começar a priorizar vídeos, entregando um feed muito parecido com o do TikTok
. A campanha contou com celebridades como Kylie Jenner e Kim Kardashian
. Agora, circula nas redes sociais a notícia de que o TikTok vai "se vingar" e criar uma rede social apenas de fotos.
A notícia, na verdade, é do início do mês e não é tão relacionada com o Instagram quanto parece. Em 11 de julho, o jornal South China Morning Post revelou um registro da ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, a respeito do lançamento de uma nova rede social.
A plataforma se chamaria Kesong, que significa croissant em chinês, e teria o foco em fotos, assim como o Instagram era antes das recentes mudanças. De acordo com o registro, o objetivo da rede social seria as pessoas compartilharem suas vidas e seus hobbies.
Segundo os documentos obtidos pelo South China Morning Post, o lançamento do Kesong acontecerá em breve, ainda no verão do hemisfério norte. Ao que tudo indica, porém, a rede social será lançada apenas na China, mercado no qual o Instagram sequer funciona.
O objetivo da ByteDance, portanto, seria competir com o Xiaohongshu, uma rede social parecida com o Instagram que é bastante popular na China - atualmente, ela tem mais de 200 milhões de usuários ativos mensais. Em 2018 e em 2019, a empresa já tentou criar plataformas similares para competir com o Xiaohongshu, mas elas não fizeram sucesso e foram descontinuadas.