5G já está disponível em São Paulo
Unsplash/Rob Hampson
5G já está disponível em São Paulo

A quinta geração da internet móvel, o 5G, estreia em São Paulo, a maior cidade do país, nesta quinta-feira (4). Os paulistanos poderão navegar na internet a até 1 gigabit por segundo, velocidade 100 vezes maior do que a da atual rede 4G.

São Paulo será a quinta cidade do país a ter a nova geração da telefonia, após Brasília , Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa . Mas, por enquanto, a velocidade máxima só será alcançada em alguns pontos da capital paulista.

Publicidade

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o 5G em São Paulo vai começar com 25% da área urbana coberta, com destaque para a parte central da cidade, entre as marginais, sobretudo em Itaim Bibi, Jardim Paulista e Paraíso.

São 462 antenas já aptas ao funcionamento. O número, porém, deve crescer nas próximas semanas. Entre autorizações e em fase de implementação, o total de antenas sobe para 1.378, quase o triplo do mínimo exigido.

"A chegada do 5G em São Paulo tem uma grande importância, pois é a maior economia do país, o que tende a estimular o uso de novas aplicações", destacou Moisés Queiroz, conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede 5G.

Desde que estreou em Brasília, a velocidade média do 5G puro tem ficado, segundo as operadoras, entre 300 megabits e 400 megabits por segundo. A velocidade máxima de 1 gigabit por segundo vem sendo constatada em "momentos de pico".

Ainda que não chegue ao máximo possível, é uma velocidade média bem maior do que o chamado 5G DSS, tecnologia que combina frequências usadas no 4G para oferecer velocidades maiores a aparelhos celulares aptos ao 5G.

Publicidade

Nos últimos meses, vários aparelhos de celular que aparecem como 5G, na prática, oferecem essa tecnologia DSS, cuja velocidade média vem oscilando entre 40 megabits e 60 megabits por segundo, dizem as operadoras. Já o 4G atual tem velocidade entre 20 megabits e 40 megabits por segundo.

Segundo a Anatel, São Paulo tem hoje 4.592 antenas somando todas as tecnologias.

Como saber se o celular está no 5G puro

Como os paulistanos — e os brasileiros das capitais onde as antenas de 5G já estão funcionando — poderão saber se o seu aparelho de celular está, de fato, rodando na rede pura da quinta geração de telefonia?

Há vários aplicativos que medem a velocidade de navegação no celular para atestar se, de fato, o aparelho está no 5G standalone.

Além disso, para desfrutar da tecnologia, será preciso contratar novos planos e, em alguns casos, trocar o chip do aparelho de celular.

Até 31 de agosto, todas as capitais do Brasil terão a nova rede 5G, exceto Manaus e Belém.

Publicidade

De acordo com o conselheiro da Anatel, a instalação das redes 5G em todas as capitais está acima do estabelecido no edital do 5G.

Em Brasília, o obrigatório eram 114 antenas e já foram instaladas 334. O mesmo ocorreu em João Pessoa (66% a mais), Belo Horizonte (63% a mais) e Porto Alegre (80% a mais). Ao todo, essas quatro cidades contam com 517 antenas. "Isso ocorre por conta da competição", afirmou ele.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!