A quinta geração da internet móvel, o 5G, estreia em São Paulo, a maior cidade do país, nesta quinta-feira (4). Os paulistanos poderão navegar na internet a até 1 gigabit por segundo, velocidade 100 vezes maior do que a da atual rede 4G.
São Paulo será a quinta cidade do país a ter a nova geração da telefonia, após Brasília , Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa . Mas, por enquanto, a velocidade máxima só será alcançada em alguns pontos da capital paulista.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o 5G em São Paulo vai começar com 25% da área urbana coberta, com destaque para a parte central da cidade, entre as marginais, sobretudo em Itaim Bibi, Jardim Paulista e Paraíso.
São 462 antenas já aptas ao funcionamento. O número, porém, deve crescer nas próximas semanas. Entre autorizações e em fase de implementação, o total de antenas sobe para 1.378, quase o triplo do mínimo exigido.
"A chegada do 5G em São Paulo tem uma grande importância, pois é a maior economia do país, o que tende a estimular o uso de novas aplicações", destacou Moisés Queiroz, conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede 5G.
Desde que estreou em Brasília, a velocidade média do 5G puro tem ficado, segundo as operadoras, entre 300 megabits e 400 megabits por segundo. A velocidade máxima de 1 gigabit por segundo vem sendo constatada em "momentos de pico".
Ainda que não chegue ao máximo possível, é uma velocidade média bem maior do que o chamado 5G DSS, tecnologia que combina frequências usadas no 4G para oferecer velocidades maiores a aparelhos celulares aptos ao 5G.
Nos últimos meses, vários aparelhos de celular que aparecem como 5G, na prática, oferecem essa tecnologia DSS, cuja velocidade média vem oscilando entre 40 megabits e 60 megabits por segundo, dizem as operadoras. Já o 4G atual tem velocidade entre 20 megabits e 40 megabits por segundo.
Segundo a Anatel, São Paulo tem hoje 4.592 antenas somando todas as tecnologias.
Como saber se o celular está no 5G puro
Como os paulistanos — e os brasileiros das capitais onde as antenas de 5G já estão funcionando — poderão saber se o seu aparelho de celular está, de fato, rodando na rede pura da quinta geração de telefonia?
Há vários aplicativos que medem a velocidade de navegação no celular para atestar se, de fato, o aparelho está no 5G standalone.
Além disso, para desfrutar da tecnologia, será preciso contratar novos planos e, em alguns casos, trocar o chip do aparelho de celular.
Até 31 de agosto, todas as capitais do Brasil terão a nova rede 5G, exceto Manaus e Belém.
De acordo com o conselheiro da Anatel, a instalação das redes 5G em todas as capitais está acima do estabelecido no edital do 5G.
Em Brasília, o obrigatório eram 114 antenas e já foram instaladas 334. O mesmo ocorreu em João Pessoa (66% a mais), Belo Horizonte (63% a mais) e Porto Alegre (80% a mais). Ao todo, essas quatro cidades contam com 517 antenas. "Isso ocorre por conta da competição", afirmou ele.